“Tudo que já foi é o começo do que vai vir.”
João Guimarães Rosa
Quem ama o que faz, sonha. Quem sonha realiza, inventa, cria, semeia. O educador apaixonado por sua profissão semeia sonhos em todo o seu peregrinar nos caminhos da educação. A sua matéria prima é o Homem. Com o seu saber o educador plasma os cérebros que serão a força viva da nação.
O ano era 1974. Um grupo de educadores começou a sonhar alto. Que desejavam? Um colégio de ensino médio com uma filosofia que unisse informações especificas do currículo escolar com a formação de caráter, moral e religiosa, e o intuito principal de moldar, além de bons alunos, cidadãos. Assim, em 1º de março de 1975 nascia a Escola “Guimarães Rosa”.
Seus sócios fundadores foram:
Outros professores foram chamados a constituir o corpo docente. E o colégio foi crescendo. Poderia ter crescido muito mais em número de alunos, mas não é essa a nossa filosofia de ensino. Somos educadores, não comerciantes. Nossa meta fundamental é a qualidade de ensino e a ética.
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”
(Guimarães Rosa)
Ailse, Sandra e Alício ficaram pouco tempo na sociedade do colégio e Gércia faleceu num acidente de carro. Atualmente, são cinco sócios fundadores em atividade: Ariette Moulin Costa, David Alberto Lóss, Dalton Nunes Batista, Handuma Hemerly Elias Coelho e Isis Maria de Azevedo Gonçalves.
Desde 1975, David Alberto Lóss é Diretor da Escola “Guimarães Rosa” e Ariette Moulin Costa é a Presidente da Associação “Guimarães Rosa”.
1975 – 2014. São trinta e nove anos a semear e plantar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Física, Matemática, Química, Biologia, Inglês, Espanhol, Artes Plásticas, Musica, Informática, Educação Física, Ética, Cidadania e a Palavra de Deus.
“Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer”
(1º Corinthios 3:6)
São dezesseis os professores dos 1ºs anos, dezoito os dos 2ºs anos e o 3º ano tem vinte e três professores. E mais oito professores e técnicos na Administração da escola.
Ao longo desses anos temos visto com grande alegria no coração nossos ex-alunos brilhando em todos segmentos da sociedade. Isso é um estímulo para continuarmos com fé e coragem a busca incessante por um ensino de qualidade e ética.