A Escola “Guimarães Rosa” tem consciência da grandiosidade da missão a que se destina e, para cumpri-la, baseia suas atitudes em princípios valiosos, tais como: determinação, ética e busca da excelência.
Assim pautados, buscamos sempre:
- Promover o desempenho do aluno, tornando-o apto a ingressar em qualquer universidade brasileira;
- Difundir o Conhecimento Cultural, favorecendo a compreensão e a inserção do aluno dentro do contexto social;
- Propiciar uma cultura livre de preconceitos e que tenha ampla aplicação na vida do aluno;
- Oferecer ao educando o sentimento cívico e patriótico;
- Infundir a noção de igualdade e da justiça social entre os homens;
- Oferecer um Ensino de qualidade visando o crescimento do Educando enquanto cidadão, objetivando sua formação moral, cultural e educacional;
- Preparar um ambiente adequado ao aluno, qualificando-o vocacionalmente para sua profissão;
- Traçar alternativas educacionais a fim de sanar possíveis deficiências do processo educacional;
- Organizar as funções educativas da escola para que atinja efetivamente suas finalidades;
- Interagir politicamente as questões do ensino-aprendizagem às do currículo;
- Viabilizar a interação entre a escola e a família objetivando um ambiente calmo e acolhedor onde se concretizem interesses em comum;
- Aprofundar e consolidar o conhecimento adquirido no ensino fundamental;
- Desenvolver a capacidade de pensamento autônomo e criativo;
- Desenvolver a criatividade, descobrindo talentos e respeitando a originalidade dos alunos por meio da descoberta de talentos;
- Estimular e encorajar atividades, publicações e informações que possam concorrer para o desenvolvimento cultural da comunidade.
Com isto, esperamos que nosso aluno adquira, ao longo dos 03 anos do Ensino Médio:
- Maturidade e auto-disciplina necessárias ao seu desenvolvimento integral;
- Idoneidade para assumir obrigações e responsabilidades de família;
- Atitudes, hábitos e virtudes morais e sociais indispensáveis à segurança e ao bem estar do grupo social a que pertence;
- Domínio da linguagem escrita, falada e dos meios convencionais de comunicação social;